Noiva BH por Rose Quadros

Torta de maçã da Vovó Donalda

03/09/2013

Eu cresci lendo gibis da Disney. Meu pai era apaixonado por eles e assinava toda a coleção. Então todos os meses chegava à minha casa revistinhas do Mickey, Pato Donald, Pateta, Professor Pardal, Tio Patinhas, Irmãos Metralha, Maga Patalógica e toda a turma. Sempre que vejo um gibi desses personagens me lembro na hora do meu pai. Ele dava cada gargalhada quando lia, dava gosto de ver!

Semana passada errei a mão na compra de frutas e trouxe maçãs demais para casa. Tive então a ideia de fazer uma torta de maçãs para aproveitá-las. Liguei para minha mãe para saber se ela já havia feito alguma e ela me disse que não, mas que meu pai sonhava em comer torta de maçã por causa da Vovó Donalda!

Quem conhece os gibis da Disney certamente já leu alguma história na qual a Vovó Donalda fazia uma deliciosa torta de maça e deixava na janela para esfriar. Então o João Grandão passava e roubava o quitute! hahahaha Foi aí que eu animei mesmo a fazer e me dediquei a encontrar a receita perfeita!

A torta deu super certo, ficou maravilhosa. Ela é resultado de uma combinação de receitas que eu fui misturando para criar a minha própria. A foto da torta fez tanto sucesso no meu Instagram e no meu FB que decidi compartilhar a receita com vocês. Ela é perfeita para a sobremesa, para o lanche da tarde ou quem sabe para um pic nic, só não deixem esfriando na janela, hein? rs

Massa
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
125 gramas de manteiga
1 colheres de sopa de fermento químico em pó
2 ovos

Recheio 1
2 gema de ovo
3 xícaras de chá de leite
4 colheres de sopa cheias de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de essência de baunilha ou 1/2 fava de baunilha

Recheio 2
1 colher de sopa cheia de açúcar
2 colheres de sopa de água
6 de maçã com casca fatiadas
1 gema de ovo para pincelar
Canela em pó para polvilhar

Comece fazendo o recheio 1:
Separe 1/2 xícara de leite e dissolva o amido de milho colocando uma colher de cada vez. Vá acrescentando o leite para ajudar a diluir o amido. Dissolver o amido dessa forma evita que ele forme grumos. Uma ótima ferramenta para usar nesse momento é o fouet.
Acrescente as gemas e mexa bem. Acrescente o açúcar, a baunilha e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. É importante mexer sempre para que o creme não empelote, mas caso aconteça basta aguardar que o creme esfrie e batê-lo no processador. Se você tiver usado baunilha em fava não esqueça de retirá-la do creme antes de bater. Reserve.

Fazendo o recheio 2:
Fatie as maçãs com casca, acrescente o açúcar e a água e cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo médio com a tampa da panela fechada. As maçãs devem ficar macias.
Reserve.

Fazendo a Massa:
Em uma tigela dissolva o açúcar na manteiga. Acrescente os ovos e continue mexendo vigorosamente. Esse é o segredo para que a massa fique uniformemente saborosa.
Acrescente gradualmente a farinha, mexendo sempre colherada a colherada. Na terceira xícara de farinha já é possível por a mão na massa. Se você sentir que a massa ainda está grudando muito na tigela acrescente farinha até dar o ponto. Amasse até que fique uniforme e que desgrude das mãos.

Montagem:
Eu usei uma assadeira redonda de aproximadamente 30 cm com fundo removível. Separe metade da massa e forre o fundo e as bordas da assadeira, sempre tomando cuidado de unir a massa do fundo à das bordas. Coloque o creme e balance levemente a assadeira para que ele se distribua de maneira uniforme. Escorra a calda das maçãs e distribua as fatias uniformemente sobre o creme. Polvilhe canela a gosto (eu adoro, então coloquei muita canela! rs).
Com a outra metade da massa faça rolinhos e os achate formando tiras. Monte a cobertura colocando as tiras de forma que elas se cruzem, decorando a torta. Use a gema para pincelar a cobertura. Asse em forno pré aquecido a 180 graus por 30-40 minutos, dependendo do seu forno. Espere esfriar para servir.

Uma ótima sugestão é servir a torta acompanhada por uma bola de sorvete de creme, hummm!

E você, gostou? Vai fazer? Volte para me contar como ficou, hein?
Beijo grande!
Rose Quadros Cerimonial Belo Horizonte

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo