Noiva BH por Rose Quadros

Enfim Casados › Receitas

Receita: Farfale com frango ao molho branco (super rápido e fácil!)

02/02/2011

(postado originalmente em 03/12/2010)

 

Hoje vou falar um pouquinho de culinária. Todos os dias chego em casa à noite faminta, louca para comer algo gostoso após um dia inteiro fora de casa. O noivorido morre de vontade de aprender a cozinhar, mas como isso ainda não aconteceu, não posso contar com seus dotes culinários inatos e, mesmo cansada, preciso ir pra cozinha preparar algo.

 

Há dias que estou especialmente inspirada e faço pratos elaborados (isso depende também de quão avassaladora está a fome! hahaha), outras vezes estou por demais cansada até mesmo para parar no Verdemar próximo a minha casa (que no horário das 19 horas fica LOTADO e uma “passadinha rápida” se torna muito cansativa) e comprar um japa, crepes ou algum prato pré-pronto. Quarta-feira foi um dia desses. Cheguei em casa cansada e faminta!

 

Decidi fazer uma massa com frango, mas não queria molho de tomates. Então decidi fazer um molho branco. Minha mãe sempre fez o famoso Molho Bechamel, mas eu não queria nada que demorasse mais que 15 minutos para ficar pronto, então optei pelo molho branco simples mesmo (jájá conto a história do Bechamel). Fiz a massa e o molho, e modéstia a parte, ficaram deliciosos! Decidi dividir com vocês essa receitinha SUPER fácil!!!! Vamos lá?

 

Farfalle com cubos de frango ao molho branco

 

250g de farfale 
300g de peito de frango cortado em cubos e temperado com sal, pimenta do reino branca, alho e cebola triturados 
1 xícara de leite
1 caixa de creme de leite (200g)
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
4 fatias de mussarela
1 xícara de champignon paris e azeitonas verdes picadas (eu pus meia xícara de cada, mas você pode colocar o quanto quiser)
caldo de galinha a gosto
noz moscada
óleo

 

Cozinhe a massa em água fervente até que ela fique al dente. Enquanto isso, em uma panela untada com óleo frite os cubos de frango até que eles fiquem corados por fora e cozidos por dentro. 
Bata no processador o leite, a farinha de trigo e o caldo de galinha para que a farinha e o caldo se dissolvam por completo. Acrescente a mistura ao frango já pronto, mexendo sempre (fogo baixo). Quando o molho começar a encorpar acrescente a mussarela e após derretê-la coloque o creme de leite, a noz moscada o champignon e a azeitona. Desligue o fogo antes de levantar fervura.
Sirva com a massa e bon appetit!!!

 

Para finalizar a postagem de hoje vou contar a história do molho Bechamel! Pesquisei na internet e vou dividí-la com vocês! essa história foi retirada do site Bem Feitinho.

 

“Molho Bechamel Clássico e Variações"

 

Este molho foi criado em 1748 por Antoine Careme, talentoso jovem francês que aos 17 anos de idade foi aclamado Chef de Cuisine do palácio imperial de Luís XIV – hoje Palais de Champs – Elysée. O nome Bechamel foi uma homenagem do primeiro grande chefe de cozinha francês ao seu encarregado de serviço de salão, Louis Bechamel, este o primeiro maitre D’Hotel da hotelaria mundial.

 

É preciso se diferenciar o Molho branco do Molho Bechamel pois enquanto fazemos o Bechamel com fundo de margarina e farinha de trigo até virar uma espécie de creme dental, cozinhando-o por 5 minutos, mexendo sempre com a colher de pau e em seguida acrescentando gradativamente, de maneira intermitente, leite liquido, até virar um tipo de angu de queijo, o Molho branco é simplesmente margarina, farinha de trigo e líquido fervendo. É um

 

Molho bastante pobre. Quando conseguimos o Roux do Bechamel que é o que citamos, acrescentamos noz moscada ralada, cebola e alho cru e uma gema de ovo crua batida até desmanchar, e um pouco de caldo de galinha.


São derivados do Bechamel: 


Strogonoff: que embora sendo um molho de procedência russa é hoje preparado com o molho Bechamel 

 

Aurore: 50% de Bechamel, 25% de molho de tomate e 25% de creme de leite. Indicação fina para cobertura de pratos à base de vitela e frango de leite.

 

Curry: que embora sendo de procedência Hindu é feito com cebola refogada na manteiga sem sal, e o pó de Curry dissolvido em vinho branco, Bechamel e um toque final de creme de leite. Próprio para servir com aves e carneiro. 

 

Mornay: é o Bechamel mais queijo ralado de primeira qualidade.

 

Bonne Femme: fino molho feito com Bechamel, mostarda de primeira qualidade e queijo defumado.

 

Gratinado: Próprio para fazer com peixes de carnes brancas e delicadas e também aves.”

 

Adorei as variações, vou experimentá-las!!!

 

Beijo grandão!

 

Aqui você encontra dicas, informações e novidades sobre casamento, noivas, cultura, lazer e também Classificados especiais para noivas! Noiva BH: a cereja do seu bolo!

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo