Noiva BH por Rose Quadros

Passo a Passo Santo Antônio – Etapa 3

19/05/2011

Continuando a postagem do dia 05/05/2011 e finalizando o nosso santo casamenteiro, vamos separar os materiais necessários para a última etapa!

 

Você vai precisar de:- lã marrom para o cabelo;- círculo de 10cm de diâmetro, no tecido de sua escolha, para a manta do menino;- retalhos de feltro para fazer o lírio: branco, verde e amarelo; - cadarço branco ou algodão cru para fazer o cinto do santo;- tinta para tecido, tinta PVA ou caneta para tecido: preta e vermelha; – tinta para tecido ou tinta PVA branca;- fita de cetim branca;- cola para tecido;- fita de organza na largura de sua preferência para fazer o babado que dá acabamento ao boneco.
1), 2) e 3) Com um lápis marque um círculo na cabeça do boneco. Essa será a parte calva e também a linha de referência para costurar o cabelo.4), 5) e 6): Fazendo o cabelo: usando a linha marrom dê duas laçadas e amarre-as ao meio. Costure esse meio na cabeça do boneco. Para cada santo são 12 laçadas.

 

 

Costurando as laçadas uma a uma, o resultado será esse:

 

 

Corte os laços, deixando o cabelo assim:

 

 

Você também pode fazer o cabelo do santinho de outra forma: Dar laçadas na cabeça do boneco, costurando com linha marrom. Mas aí o acabamento do cabelo não será espetadinho, veja:

 

 

Marque os olhos, sorancelhas, nariz e boca com lápis e depois pinte com tinta para tecido. O rosado das bochechas pode ser feito com batom, blush ou a pr´pria tinta para tecido vermelha bastante diluida em água. Coloque um pingo de tinta branca para realçar os olhos.

 

 

Fazendo o menino: corte 2 moldes do corpinho (molde na postagem anterior). Costure deixando uma parte aberta. Vire para o lado direito, preencha com manta acrílica e feche a abertura.Faça 2 pequenos laços e costure no alto da cabeça do menino. Corte-os para dar acabamento. Com tinta ou caneta faça os olhos e a boca.

 

 

Corte um círculo de 10cm de diâmetro no tecido escolhido e dobre-o ao meio pelo avesso do tecido. Costure a volta deixando uma abertura para virar para o lado direito.


 

Após virar, costure a abertura com ponto invisível. Envolva o menino na manta como mostrado. Dobre as abas e costure.

 

 

Amarre o cadarço ou cordão cru na cintura do santo, dê 2 nós.Costure o menino nos braços do santo. Faça um bouquet com os retalhos (é super fácil, basta picotar o feltro branco, colocar um pedacinho de feltro amarelo no centro e dar acabamento com o feltro verde, não tem segredo mesmo, juro!). Costure as flores nas mãos do santo.

 

 

Para o acabamento final reforce a costura dos pés.

 

 

Agora vamos fazer o bouquet!Encape um palito de churrasco com fita de cetim,  dando acabamento com costura. Alinhave 50cm da fita para o babado e costure a 6cm da ponta do palito de churrasco.

 

 

 

Veja o santinho pronto!

 

 

Terminamos!!! Agora o segredo é dedicação e ajuda para fazer 10, 12, 24… quantos santinhos você quiser no bouquet. Guarde-o atado por uma fita e desamarre na hora de jogar! Dá trabalho para fazer mas garanto que as convidadas se sentirão super prestigiadas ao receberem um mimo feito a mão e tão cheio de detalhes!
Beijo grandão!

 

Fonte: ARTEMELZA – Arte e Artesanato 

Montagem: Rose Quadros

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo