Noiva BH por Rose Quadros

Na cozinha: proteína texturizada de soja

18/03/2013

Ei gente, tudo bem?

Antes do carnaval postei no Instagram (segue aí @rosequadros) a foto do jantar que eu estava preparando. Comprei a proteína texturizada de soja para experimentar. Eu já havia comido em restaurantes naturais, mas nunca havia feito em casa. Escolhi uma receita no youtube e deu tão certo que vim aqui compartilhar com vocês! Vamos lá?

Ingredientes:

1 xícara de chá de proteína de soja texturizada (eu usei a granulada)
4 xícaras de água
1 cebola picada
1 pimentão verde picado (eu coloquei um pouquinho de pimentão vermelho e amarelo para dar uma cor, mas tome cuidado para não ficar doce, pois o sabor deles é bem marcante)
1 tomate sem sementes picado
1 colher de café de alho desidratado
1 colher de café de orégano
1/2 colher de café de pimenta calabresa
1 pacote de molho de tomate pronto (eu usei o Pomarola Levia)
Sal a gosto

Ferva 2 xícaras de água e deixe a proteína de molho nessa água por 10 minutos. Após esse tempo, pegue uma peneira e esprema a soja para retirar a maior quantidade de água possível. Ferva as outras duas xícaras de água e repita o processo, deixando a soja de molho e depois espremendo bem.

 

Em uma panela com um fio de azeite (aqui é no olhometro mesmo, gente) refogue bem a cebola. Eu gosto dela bem refogadinha para que o sabor suavize. Acrescente o alho e deixe  fritar um pouquinho. Acrescente o pimentão, refogue bem e por último acrescente a pimenta calabresa, o orégano e o tomate.

 

 

Lembre-se que a soja não tem sabor, então é preciso caprichar no refogado para que o prato fique bem gostoso! Acrescente a proteína de soja que você hidratou e continue refogando. Para completar o tempero usei o sal de vinho cabernet sauvignon (falei sobre ele aqui).

Se quiser que o sabor lembre o de carne você pode usar um caldo de carne light de qualquer marca. Eu não usei porque prefiro a comida com sabor mais natural.  Acrescente o molho de tomate e continue mexendo.

 

A soja está prontíssima, pessoal! Você pode substituir a carne por ela em um prato com arroz e salada ou pode colocar mais molho e usá-la com uma massa integral, ficará delicioso!!!

 

Repeti a receita retirando o molho de tomate e temperando a soja com molho shoyo, ficou divina também! Essa é uma ótima opção de proteína leve, saborosa e saudável, né?

Se você fizer vem me contar, ok?

Beijo grande!

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo