Noiva BH por Rose Quadros

A Noiva › Acessórios

Mantilhas

22/03/2011

Olá meninas, como vão?


Recebi muitos emails com perguntas sobre mantilhas, um deles, inclusive, veio de uma noivinha cujo cerimonial sou responsável. Por isso hoje o post é sobre essa peça maravilhosa!

 

A mantilha original é encontrada somente na Espanha. Seu acabamento é artesanal e a renda não tem nenhuma emenda, por isso o valor tão alto do produto. Por ser tão valorizada ela costuma ser passada de mãe para filha, o que acabou por conferir um valor ainda maior à peça. Muitas vezes, por ficar guardada por longo período de tempo, a mantilha acaba ganhando um tom levemente amarelado, o que faz com que a noiva que irá usá-la precise optar por um vestido off white. Afinal o véu ou a mantilha DEVEM acompanhar o tom do vestido!

 

Para aquelas que não podem ou não querem investir tanto em uma mantilha originalmente espanhola podem comprar ou alugar suas mantilhas por aqui mesmo. Os melhores estilistas fazem acabamentos cuidadosos não deixando nenhuma emenda aparente.

 

Mas como a mantilha é usada? 

Ela pode ser usada de várias formas: saindo por baixo ou do coque, com penteado semi preso ficando assim mais aparente no alto da cabeça, com as laterais rendadas cobrindo os ombros ou não.

 

 

Lembrando que a mantilha é diferente da bandana, veja só as definições:Mantilha: é um véu com as bordas trabalhadas em renda grossa. As laterais da mantilha podem ser colocadas à frente dos ombros da noiva na hora de entrar na igreja. Fica harmonioso, sofisticado e elegante.


Bandana: é um véu todo trabalhado em renda e é preso como um lenço sobre o penteado já pronto (solto ou semi-preso). A bandana cobre a frente e o topo da cabeça.

 

 

E aí vai uma dica preciosa para quem pretende utilizar qualquer um dos dois acessórios: cuidado para não pecar com excesso de informação. Mantilhas geralmente pedem vestidos mais sequinhos, sem muitos bordados ou detalhes. Claro que isso vai depender também do modelo de mantilha escolhido. As que merecem maior atenção são aquelas toda rendadas ou bordadas.  Uma mantilha quando usada da forma correta, faz com que a noiva seja inesquecivelmente bela, no entanto, se mal usada é próvável que os convidados jamais esqueçam a noiva, mas devido ao seu visual carnavalesco!

 

Beijo grandão!

 

Fontes de pesquisa e das fotos:

 

http://noivasmaravilhosas.blogspot.com/2011/02/vestido-de-noiva-com-mantilha.html
http://planejandomeucasamento.com.br/2009/06/01/estilos-de-veu-mantilha-versus-bandana/
http://www.flaviagalli.com.br/blog/2010/03/16/mantilha/
http://camilabaldan.blogspot.com/2009/05/como-um-anjo.html
http://www.marciamarquez.com/blog/?cpage=kwkcvhipszxlah&paged=10
http://www.revistacasamento.com.br/cms/?tag=mantilha


Montagem: Rose Quadros

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo