Noiva BH por Rose Quadros

Lua de mel: Turquia

15/03/2013

A Turquia é um pedaço de terra fascinante incrustado entre a Europa e a Ásia, banhada pelo Mediterrâneo, Mar de Mármara e Mar Egeu. Palco de acontecimentos que marcaram civilizações, guarda construções e verdadeiros tesouros da Humanidade, relíquias dos três impérios que lá existiram: o Romano, o Bizantino e o Otomano. Deixe-se levar pelas belezas da natureza, o mar Egeu, o mar turquesa, as emoções das mil e uma noites. Mergulhe na história, nas mesquitas, nos bazares e desfrute das compras e da riquíssima gastronomia. Aproveite para fazer passeios deslumbrantes, ter dias inesquecíveis e mergulhar nas paisagens de sonho da Capadócia. O país oferece um panorama inesperado e sedutor, com surpreendentes e variadas paisagens, com diversas atrações que merecem destaque e impressionam por seu patrimônio histórico, religioso e cultural. Certamente, sua viagem à Turquia será inesquecível!

 

Passeios

Istambul

Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes; Europa e Ásia. uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade. Com 2.500 anos de história, foi a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Embora não seja mais a capital da Turquia, Istambul é a maior e mais importante cidade do país. A cidade conhecida por ser um centro de negócios, mescla o novo e o antigo, com hotéis sensacionais, restaurantes divinos, vistas de tirar o fôlego, e banhada pela água azul marinho do Bósforo! Aliás, não se pode conceber uma viagem a Istambul sem fazer um cruzeiro pelo Bósforo, que é o estreito que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro, e é a única passagem da Rússia, Ucrânia e Geórgia para o Mediterrâneo. Suas águas são em tom azul marinho, e se você tiver sorte, verá até golfinhos! Ao longo das suas margens pode-se apreciar uma maravilhosa mistura de passado e presente, modéstia e luxo. Hotéis modernos, pequenas aldeias de pescadores, palácios, “yalis” (casas de veraneio feitas em madeira) e fortalezas vão-se sucedendo uns atrás dos outros. A melhor maneira de ver o estreito é de barco, saindo do porto de Eminönü, de uma margem à outra, entre a Ásia e a Europa.

Capadócia

Permeada de mistérios e belezas naturais exóticas, a Capadócia é a região mais fascinante da Turquia, remetendo às mais antigas civilizações. A região é famosa por suas paisagens de rochas cônicas amarelas, que com a ação do tempo foram se transformando em inusitadas formações chamadas “Chaminés de Fadas”, fonte de inspiração para muitos, inclusive para o desenho “Os Smurfs”. As características geológicas deram origem a paisagens que são descritas como lunares. A paisagem da Capadócia foi esculpida por séculos de erupção e são suficientemente macias para permitir que os humanos escavassem e construíssem casas, condomínios e igrejas. E hoje em dia charmosos e românticos hotéis!

Bodrum

Bodrum é uma pequena cidade portuária na costa do Mar Egeu, com clima agradável durante a maior parte do ano. A cidade oferece um charme pitoresco aos seus visitantes, enquanto toda a badalação gira em torno do porto, onde ficam os melhores restaurantes e bares. A junção do Mediterrâneo com o Mar Egeu proporciona aos turistas uma experiência única de velejar e mergulhar em águas cristalinas, de cor turquesa. Ao entardecer a cidade promete muita diversão e dança. Um impressionante castelo medieval guarda a entrada da baía azul da sedutora e animada Bodrum, conhecida como o centro turco da arte, alta sociedade e noites agitadas. Um dos grandes atrativos da cidade é a prática de esportes náuticos. A cidade oferece a oportunidade de deliciosos passeios pela Baía de Türkbükü, a bordo de uma lambreta que pode ser alugada no próprio hotel, ou até através de guletas: embarcações típicas turcas feitas de madeira que navegam pela região oferecendo uma experiência única.

 

Como Ir

Chegar a Istambul não é difícil, podendo o turista vir por terra, mar e ar. Três aeroportos internacionais servem os visitantes que chegam por Istambul, Ancara e Izmir. Por outro lado, no que diz respeito aos caminhos de ferro, destaca-se o Istambul Express, que faz o percurso entre a Turquia e a Alemanha, passando por países como a Bulgária, a Sérvia, a Croácia, entre outros países. Este mesmo trajeto também pode ser feito de carro. Há também ligações terrestres, tanto de ônibus, como por estrada, entre Atenas e Istambul. Existem Estações Marítimas nas localidades de Antalya, Marmaris e Izmir, que fazem ligações com portos da Itália e da Grécia.

Quando Ir

As melhores épocas para viajar para a Turquia são entre os meses de abril e maio (primavera), quando Istambul fica coberta de tulipas e setembro e outubro (outono), quando as temperaturas giram em torno dos 15ºC e as atrações estão menos cheias. No verão (junho, julho) é delicioso, para quem curte calor, dias lindos, escurece tarde – por volta das 21h30min, os restaurantes ficam com mesas na calçada e à noite fica mais fresquinho, é preciso até levar um casaco leve em Istambul. Na Capadócia chega a cair bastante a temperatura à noite. No litoral, à noite é mais quente, com brisa do mar. Agosto fica mais cheio, e no inverno faz muito frio, chega a nevar uns cinco dias em Istambul.

Documentos e Vistos

Cidadãos brasileiros que pretendem visitar a Turquia à turismo, graças a um acordo bilateral entre os governos, fica isento de obter visto prévio, e poderá permanecer por um período de até 90 dias, renováveis desde que a permanência total não exceda a cento e oitenta dias por ano. O visto é obtido no desembarque do porto ou aeroporto, e tem custo de cerca de US$ 20,00. Apenas é necessário ter passaporte brasileiro com validade por seis meses.

Onde Ficar

Na Turquia, o turista encontrará diferentes tipos de hospedagem. Abaixo, listamos algumas opções.

Istambul: Algumas opções de hospedagem na cidade são muito boas, como o Ciragan Palace, hotel construído na antiga residência dos sultões otomanos, com excelente localização – em frente ao Bosphorus – e premiados restaurantes, com culinária tradicional e típica; ou o Hotel Four Seasons às margens do Bosphorus, de decoração contemporânea com influências turcas e otomanas; ou ainda o The Sofa Hotel, localizado no requintado bairro de Nisantase. Rodeado de lojas, bares e restaurantes badalados, o hotel agrada muito aos jovens que buscam uma opção mais intimista.

Capadócia: As opções de hospedagem na Capadócia são hotéis rústicos, construídos em formações rochosas, em total sintonia com o lugar. Uma boa opção é o Museum, único hotel dentro das rochas com ar condicionado nos apartamentos e que tem uma vista deslumbrante, o Anatolian House, com suítes com características próprias e diferentes temas, ou o Yunak House, um pouco mais simples, porém também apresenta decoração que respeita as características locais. Os hotéis oferecem desde passeios de bicicleta e a cavalo como trekking.

Bodrum: Nesta cidade, algumas opções são bem cotadas, como o recém-inaugurado e exclusivíssimo Amanruya, pertencente à cadeia Aman, sinônimo de muito requinte na hotelaria de luxo. Também na região, temos o Resort Kempinksi, apresentando um dos melhores SPA’s da Turquia. Para os mais descolados, indico o Maça Kizi, hotel famoso pela sua arquitetura moderno-mediterrânea e apartamentos construídos em terraços, com decks de madeira para aproveitar o sol e o mar. E, finalmente, o hotel The Marmara, com arquitetura inspirada nos Castelos Medievais de Bodrum e um delicioso restaurante.

 

O que Comer

A gastronomia turca é simplesmente deliciosa. Os pratos são preparados com ingredientes básicos da gastronomia mediterrânea: legumes frescos, frutas, azeite, carnes, peixe e molhos excelentes! Beneficiária da herança otomana e da localização geográfica do país, a gastronomia turca se caracteriza pelo cruzamento de sabores da Ásia e do Mediterrâneo Oriental e foi enriquecida em razão das migrações dos turcos, ao longo dos séculos, desde a Ásia Central até a Europa. Os pratos principais da comida turca normalmente combinam as verduras com carnes e peixe. As verduras servem de acompanhamento às carnes de cordeiro, vaca e frango em guisados estupendos. Porém, também pode se comer a carne com o kebab ou como recheio das tortas feitas com pão de pita. O porco não se come na Turquia já que é proibido seu consumo para os muçulmanos. Normalmente, o peixe é muito fresco, as espécies mais consumidas são salmonetes, imperador, rodovalho e robalo.

Moeda

Em 2005, uma nova moeda, a Yeni Türk Lirası (YTL) foi introduzida. A nova lira foi subdividida em 100 novos kuruş (yeni kuruş). A partir de 2009 passou a designar-se apenas lira turca.

Idioma

O padrão oficial da língua é o Turco que se fala em Istambul e nas principais cidades da Turquia, mas, mesmo com o nivelamento promovido pelo sistema de educação há quase 80 anos, ainda existem onze dialetos falados em diferentes regiões do país. Em muitos restaurantes, lojas, e alguns pontos turísticos, fala-se Inglês.

Clima

A Turquia tem uma área para cada estação do ano. Os meses entre março e outubro são os melhores meses para visitar Istambul e a costa do Mediterrâneo. A Capadócia, por exemplo, tem melhor clima nos meses entre abril e junho e entre setembro e outubro, quando as temperaturas são quentes, mas não insuportáveis como nos meses de julho e agosto. No leste da Turquia, os meses de verão entre junho e setembro, são melhores para viajar. Ao longo da costa do Mar Negro, o melhor período é entre os meses de abril e setembro que são relativamente menos chuvosos.

Fuso Horário

Na Turquia a diferença é de 5 horas a mais em relação ao Brasil (horário de Brasília). No verão turco a diferença é de 6 horas.

Transporte

A melhor coisa é reservar seu transfer do aeroporto até o hotel com antecedência; assim, ao desembarcar em Istambul já tem alguém esperando você com plaquinha com seu nome para levá-lo direto ao seu hotel. Os táxis nem sempre falam inglês, portanto é uma ótima dica! A combinação de metrô + funicular + trem (bonde para ir à parte antiga) é ótimo para visitar os pontos turísticos, pois o trânsito é grande para ficar andando de taxi. Funciona diariamente e é bom evitar a hora do rush, como nas grandes cidades. Para quem deseja fazer tudo de táxi, procure pegá-lo sempre na porta do hotel, como em qualquer cidade grande. Peça para pedirem e mostre aonde quer ir num papel escrito, assim ele já fala com o motorista.

Compras

Comprinhas fazem parte de qualquer viagem, e a Turquia é uma maravilha para comprar joias de ouro e prata, bijuterias, pratos de cerâmica, luminárias coloridas, azulejos maravilhosos, pashminas, roupas de linho, algodão, temperos, especiarias, chá de maçãs, peças em ouro, tapetes kilim, além de lojas lindas como nas principais capitais do mundo! Os bazares são o máximo, shopping centers também são incríveis! E para quem curte, os outlets também estão presentes.

Toque Romântico

Istambul tem o pôr-do-sol mais bonito do mundo. Aproveite este momento a dois!

Voar pelos céus da Capadócia a bordo de um balão de ar quente, observando a formação geológica única da região, é um passeio inesquecível a dois.

Faça um passeio a bordo de uma guleta – embarcação típica turca feita de madeira e navegue pela região de Bodrum. Certamente, será uma experiência única e muito romântica.

Fonte: viagemdeluademel.com

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo