Noiva BH por Rose Quadros

Vou Casar › Lua de Mel

Lua de Mel: Cancun

17/09/2013

Considerado o principal destino turístico do México, Cancun é um paraíso feito de quilômetros de praias de areia branca e mar azul-turquesa. Toda infra-estrutura foi planejada visando fazer deste lugar um mundo a parte, propiciando relaxamento, diversão e conforto aos visitantes. Sem dúvida, é um lugar planejado para atender a todos os visitantes. Luxuosos spas e diversos passeios fazem de Cancun o lugar ideal para casais em lua de mel. Porém, se o que você precisa é de agitação, a vida noturna de Cancun é uma das mais agitadas do Caribe.

Nas redondezas da cidade existem ecoparques temáticos, como Xcaret, e ruínas maias (Chichén Itzá, Tulum, Kobá). Além, é claro de 200 km de praias genuinamente caribenhas.

 

Passeios

Chichén Itzá

Uma das sete maravilhas do mundo, Chichén Itzá, é uma zona arqueológica, declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O visitante que lá for poderá ser transportado para a época pré-hispânica e descobrir os segredos que estão em seus mais importantes edifícios, principalmente El Castillo ou Pirámide de Kukulcán, onde, a cada ano, acontece um fenômeno natural das luzes e sombras que se projetam nas escadarias da grande pirâmide, fazendo descer a imagem da “serpiente emplumada”. Chichén Itzá também fascina por seu espetacular Cenote Sagrado, um grande espelho de água de 60 m de diâmetro, no qual fantásticos tesouros têm sido recuperados: anéis, colares, objetos de ouro e jade, assim como os ossos de mulheres jovens que foram jogadas nas águas do santuário como parte das oferendas a Chaac, o deus maia da chuva. Chichén Itzá é um destino ideal para aqueles que gostam da arqueologia e os que se interessam pela história e o encontro das grandes civilizações do passado. o lugar fica a 3 horas de Cancun, mas vale o passeio!

Isla Holbox

Situado a 10 km ao norte da costa da península de Yucatan, Holbox é uma ilha separada da civilização e é o lugar ideal para você esquecer literalmente de tudo. Para chegar partindo de Cancún é preciso ir até o povoado de Chiquilá. Depois, cruzar a lagoa de Yalahán num barco até chegar à ilha. Seus habitantes são pescadores e eles mesmos serão o seu guia. A cidade de Holbox é muito pequena e não conta com ruas pavimentadas, por essa razão, o transporte mais comum são as bicicletas e os carrinhos de golf. Recomendamos alugar um desses carros para poder cruzar a ilha enquanto admira a maravilhosa paisagem e respira a fresca brisa do mar. Na Laguna Yalahán, poderá fazer um passeio de lancha, na qual permitirá que conheça a Isla Pájaros e Cabo Catoche. Durante o passeio, terá a possibilidade de encontrar golfinhos e flamingos cor-de-rosa.

Isla Mujeres

Situada a 14 km da costa de Cancún, a Isla Mujeres é um dos lugares mais atrativos do Caribe mexicano. Lá, visite o centro, onde encontrará muitas lojas de artesanato, e o Parque Natural Garrafón, ideal para prática de esnórquel, observação das paisagens e os “vôos excitantes” de tirolesa. Dentro de suas instalações, não esqueça de visitar as ruínas do velho templo dedicado a Ix-chel, deusa Maia da fertilidade.

Parque Natural Garrafón

Está situado na Punta Sur da Isla Mujeres, a 14 km da costa de Cancún. É um paraíso natural que oferece a possibilidade de praticar diversos esportes aquáticos, de tomar sol e de descansar sob a sombra de uma palmeira enquanto esquece do stress e das atividades constantes das grandes cidades. Neste parque, o visitante poderá praticar o “vôo” de tirolesa, uma das atividades mais emocionantes da Isla Mujeres, que consiste em deslizar numa roldana, cerca de 350m e a mais de 50 km/h, enquanto sente a adrenalina no seu corpo. A rota termina na Cueva del Silencio, na parte sul da Isla Mujeres, próxima do antigo Templo Maia, dedicado a deusa Ix-chel.

Parque Xel-Há

Considerada uma das melhores opções para praticar o esnórquel, seja em sua lagoa principal, ou em seus rios subterrâneos. Dentro de suas instalações, o parque conta com todos os serviços que o visitante possa precisar e com a atração mais fantástica do lugar: nadar com golfinhos. Este roteiro finaliza na antiga cidade maia de Tulum, que chama bastante a atenção pela beleza dos seus edifícios construídos frente ao mar.

Passeios rumo a Cobá

As cavernas geralmente despertam um espírito explorador e, para isso, existem excursões diárias de Cancún a Coba, onde o visitante poderá conhecer o Cenote del Jaguar e de El Caimán, assim como Lagunas Mojarras. A excursão se complementa com uma explicação da flora e fauna do lugar, além de instrução de rappel, tirolesa e degustação de alimentos típicos.

Playa Balenas

Banhada pelas águas cor turquesa do Caribe mexicano, esta praia é perfeita para tomar sol e praticar alguns esportes aquáticos. Conta com uma das melhores vistas panorâmicas de Cancún.

Playa del Carmen

Situado a 68 km ao sul de Cancún, na Riviera Maya, este maravilhoso espaço proporciona excursões na floresta em Jeep, em moto, à cavalo ou em bicicleta.

Playa Langosta

É uma das praias mais concorridas de Cancún. De seu cais saem diversas excursões que o levam para a Isla Mujeres.

Playa Marlin

Esta praia é ideal para casais que querem tomar sol longe do ruído e do barulho das pessoas.

Playa Las Perlas

Praia de clima romântico é ideal para praticar esportes aquáticos como: vela, surf, caiaque, esnórquel, mergulho e natação. Também é reconhecida por ser um ponto de abordagem de transportes marítimos que viajam por diferentes regiões, sendo Isla Mujeres, um dos seus destinos.

Playa Linda

É uma das praias que se caracteriza por suas ondas calmas, quase inexistente, perfeito para nadar nas águas da baía de Mujeres. É considerado o cais principal de saída e chegada de cruzeiros e transportes marítimos que vão para Isla Mujeres.

Puerto Morelos

Localizado a 36 km ao sul de Cancún, Puerto Morelos conta com praias com ondas suaves, ideais para a prática de diversos esportes aquáticos, assim como os recifes próximos que são o prazer dos mergulhadores aventurosos. Nas vizinhanças deste porto, o visitante encontrará um jardim botânico e uma fazenda de crocodilos. É um lugar magnífico para a prática do windsurf, sobretudo durante o verão, quando os ventos desta estação favorecem o desenvolvimento desta atividade.

Playa Tortugas

Com ondas calmas e de pouca profundidade, esta praia é ideal para famílias que viajam com crianças. Na frente de seu cais há uma plataforma para praticar o salto de bungee jump.

Tulum

Localizado a 2 horas de Cancún, o local destaca-se por praias e mais praias de beleza única, com pousadas charmosas estilo pé na areia, quiosques que vendem lagostas recém-pescadas e um dos sítios arqueológicos mais bonitos do mundo. O local é ponto de encontro de jovens solteiros, casais em lua-de-mel e estrangeiros em busca de férias ensolaradas. Um programa obrigatório é visitar as ruínas de Tulum, um conjunto de templos e palácios construídos por volta de 1400.

Cozumel

Fica a 2h e meia de Canún. Lá o visitante poderá conhecer o Parque Nacional Arrecifes, considerado como o principal destino para o mergulho, além dos antigos templos Maias encontrados ao norte da ilha, o santuário da deusa Ixchel, o museu da Isla Cozumel, os jardins botânicos de Chankanaab e a reserva ecológicaPunta Sur, onde existem diferentes espécies de flora e fauna, mangues e lagoas.

 

Vida Noturna

Cancún é o melhor lugar para se divertir durante a noite. Lá, o turista pode dançar ao rítmo da música latina, em diversas baladas da região ou escutar as melhores batidas e dançar no mais novo do POP e da música eletrônica. Uma diversão muito interessantes em Cancun são os acordes da festa caribenha e latina que alguns locais oferecem. Outra forma para passar a noite é formando parte da tripulação do Galeón, onde será atendido por piratas e desfrutará de jantares, open bar e dança. Também há barcos de outras características que farão do seu passeio noturno pelo Mar do Caribe, uma noite romântica, acompanhado de um delicioso jantar.

X-Caret

Local que conta com uma área de praia, uma rede de rios subterrâneos, um aquário, um aquário de golfinhos e mariposas, um orquidário e um apiário para aqueles que gostam de admirar a flora e fauna da região. Possui também, como um complemento ideal, um passeio pela zona arqueológica e a recriação de uma cidade Maia. Pelas noites, aprecie um jogo de bola e um show de dança e de música popular mexicana.

Como Ir

Os vôos do Brasil para Cancún podem fazer conexões ou escalas no Panamá, na Cidade do México ou em cidades norte-americanas como Houston, Atlanta e Nova York. Desde a Cidade do México, a viagem de avião até Cancún dura duas horas, com várias opções de horários e companhias.

Quando ir

Os meses de novembro a março, são super requisitados pelos norte-americanos, considerada a estação de alta temporada. De abril a junho os preços baixam, enquanto sobem a temperatura e a umidade do clima tropical. Em julho, volta a ser temporada de férias e de calor para turistas do hemisfério sul, fugindo do inverno. Já os meses de agosto até novembro, as visitas não são muito indicadas por ser considerada a temporada dos furacões. Em março acontece o Springbreak, portanto fuja deste mês já que a cidade fica lotada de solteirões fanfarrões. Nada bom para sua viagem de lua de mel!

 

Documentos e Vistos

Para entrar no país, o turista deve apresentar passaporte e visto. São necessários ainda o preenchimento de um formulário de solicitação mais o pagamento de uma taxa que gira em torno de vinte reais.

Onde Ficar

Cancún oferece uma imensa rede hoteleira, composta por hotéis e resort, dispostos a oferecer todo o luxo que o turista quiser. As opções e os preços variam por conta da localização e da infra-estrutura. Os mais luxuosos estão na ilha de Cancún, a famosa zona hoteleira que tem a forma do número sete. Por lá, estão as principais atrações e praias. Para aqueles que quiserem uma opção mais moderada, opte pelos pacotes all-incluse, onde todas as refeições e bebidas estão incluídas nas diárias. Dessa maneira, você poderá fazer bom negócio até mesmo na zona hoteleira mais disputada. Já para aqueles que querem economizar, o centro de Cancún é onde se encontram os hotéis com tarifas mais baratas. Estão bem localizados, mas a região é bem menos luxuosa.

O que Comer

Cancún oferece uma cozinha regional com sabores intensos, erguida sobre o milho, o feijão e o chile (fruto da pimenta). Cerca de 600 opções diferentes fazem a festa do turista. Desde as redes americanas de fast-food até a culinária sofisticada. Pratos rápidos como tacos dorados, gorditas, quesadillas, burritos e panuchos estão por toda a parte. Cuidado com os temperos: a Península de Yucatán ganhou fama pela potência de seu chili habanero. Mas, existem várias opções de cozinha mexicana com pimenta moderada para agradar os turistas. E quando a sede apertar, as típicas aguas frescas servem de amparo, em sabores como tamarindo ou hibisco.

Moeda

A moeda em Cancún é o peso mexicano. Todas as operações de compra e venda podem ser feitas em dólar. Dólares americanos ou outras moedas correntes podem ser trocadas facilmente em qualquer banco, casas de câmbio e até mesmo em hotéis.

Idioma Oficial

Em Cancún, a língua espanhola predomina, porém o Maia é o idioma local. Devido ao forte turismo americano e europeu, é fácil ouvir outros idiomas pelas ruas locais, como o inglês, italiano e até mesmo alemão.

 

Clima

Cancún tem clima tropical úmido. As temperaturas oscilam entre 20º/30ºC ao longo do ano. Os meses mais secos são março e abril, com apenas dois ou três dias de chuva. Os meses de chuva vão de agosto a novembro.

Outras dicas

Eletricidade – A corrente é de 110V com disponibilidade de tomadas de 3 pólos, mas recomenda-se levar um adaptador, que também poderá ser encontrado nas lojas de Cancun.

Transporte – Os táxis são baratos e utilizam tabela de preços nos hotéis (não há taxímetro). O transporte público é outra opção interessante por ser eficiente e econômico.

Gorjeta – É comum e bastante utilizada para camareiras, taxistas, guias e garçons. O valor varia de 10 a 15% dos serviços no caso de táxis e restaurantes.

Toque Romântico

Para os casais que querem curtir o romantismo da viagem, não há nada melhor do que uma cavalgada a dois, admirando a maravilhosa paisagem da ilha. Para uma noite bem romântica, a opção certa é um passeio de barco. Você pode escolher pelos mais excêntricos, com piratas como tripulação, ou os mais comuns. O certo é que passará uma noite incrível, recheada com muita dança, comida e bebida.

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo