Noiva BH por Rose Quadros

Lacres em cera

03/10/2012

Olá pessoal, tudo bem?

A onda vintage veio pra ficar e os convites com lacre em cera são uma ótima opção para os casais que escolheram projetos de casamento tradicionais ou com referências antigas. Mas você sabe quando surgiram esses lacres?

O lacre surgiu por volta do terceiro milênio a.C. mas foi amplamente utilizado entre os séculos XVI e XVIII. As correspondências eram lacradas com cera derretida e marcada com um sinete (que pode ser uma peça de metal ou até mesmo um anel) que trazia um brasão ou as iniciais do remetente. Isso garantia o sigilo da correspondência, já que para ser aberta o lacre teria que ser quebrado.

Como era caro, o lacre de cera era utilizado pela nobreza e era símbolo de status. Hoje ele confere requinte e originalidade ao convite de casamento.

Você pode tanto comprar a barra de cera e o sinete quanto encomendar os lacres que podem ser colados com cola comum. Apesar de a primeira opção preservar a maneira tradicional de utilização do lacre, a segunda é mais prática pois, acredite, aplicar a cera derretida e carimbar os convites de modo que fiquem bonitos não é tarefa fácil!

Lacres até nos mimos!

Dica: como é frágil e sensível ao calor, não recomendo enviar convites com lacre de cera pelo correio. Já pensou o lacre chegar deformado ou quebrado?

Quem aí vai usar esse lacre? Conte pra gente e envie fotos!

Beijo grande!

Fotos desta postagem: Dona PerfeitinhaNoiva únicaMaria de vozLyra e OchiaiRita Maria

 

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo