Noiva BH por Rose Quadros

Faça você mesma – Buquê de Pano

20/01/2012

Oi gente!! Eu não sou muito de novelas, mas quando vejo algo na internet que fala dos casamentos nas novelas, eu corro para conferir! Adoro ver, principalmente, os vestidos de noivas criados para as personagens.
Mas dessa vez, não vou mostrar vestido. Achei um “faça você mesma” do buquê de pano que a personagem Belezinha (Bruna Marquezine) usou em seu casamento. Achei super delicado, mas faria só para daminhas e não para a noiva.

Todas as informações abaixo foram tiradas do site da novela “Aquele Beijo“.
Quem criou o buquê foi a aderecista Nádia Lopes, que ensina aqui o passo-a-passo para você fazer um buquê igualzinho, para desfilar no carnaval ou decorar a sua casa.
Material:
Arame (se for muito fino, use o fio dobrado)Retalhos de tecido cortados em quadrados de 7 cm de lado (de preferência de organza e de algodão. Evitar tecidos de forração, que são muito grossos)Lã de fibra ou lã acrílica, para o enchimento (evite usar algodão, pois a flor fica muito rígida)Cola quente aplicada com a pistola específicaLinha invisívelLinha de costura comumMiçangasFita de cetimTesouraAgulha
Modo de fazer:
Separe todo o material. Primeiro, prepare os cabinhos das flores, revestindo pedaços de arame com fita de cetim. Se o arame for fino, é melhor usar o fio dobrado para dar mais sustentação à flor. Comece cobrindo a ponta do arame e, para a fita não sair do lugar, enrole-a em volta dele. Continue enrolando até cobrir todo o arame e arremate com cola quente. Esse pedaço com cola vai ficar escondido dentro da flor. Faça uma cabinho para cada flor.
E agora, as flores. Escolha os tons e estampas que fiquem bem no conjunto, misture tecidos lisos e estampados. Faça bainha em todos os retalhos, usando cola quente, para ter um bom acabamento. Pegue um retalho e cole duas laterais, fazendo um tubo. Feche uma das extremidades do tubo dando dois pontinhos com agulha e linha invisível, deixando o formato de um ‘X’. Arremate prendendo uma miçanga com linha invisível e agulha.
Pela outra extremidade aberta, enfie um pouco de lã para rechear a flor. Quando estiver no ponto desejado, enfie dentro da flor a ponta do cabinho em que você usou cola. Ajuste bem o recheio em torno do arame, feche a flor com os dedos no ponto desejado e enrole uma linha de algodão para prender bem. Dê um nó. Corte com a tesoura o excesso de tecido ou linha. Enrole por cima um pedaço de fita e dê um lacinho ou um nó, para dar um acabamento bonito.
Junte as flores em um buquê, enrole com bastante fita, a gosto. Na hora de dar o laço final, junte com mais fitas soltas dobradas ao meio, para o laço ficar com muitas pontas pendentes. Arremate o centro do laço com cola quente. Usando um pedaço de linha invisível e as miçangas restantes, faça uma pulseirinha, fechando com um nó. Corte o excesso de linha da pulseirinha e depois, dobre a pulseirinha no formato do algarismo 8. Prenda o centro do 8 no centro do laço com cola quente, como se fosse um lacinho de miçangas.

 

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo