Noiva BH por Rose Quadros

Entre Nós… A encantadora cidade de Gramado

09/12/2011

A encantadora cidade de Gramado e seus arredores
 

Para quem não conhece, Gramado é uma cidade linda por natureza, convidativa, romântica e cheia de encantos. Seu clima bucólico e a paisagem sempre muito bem cuidada enfeitam a cidade de uma forma inexplicável. O jardim das hortênsias parece uma tela desenhada nos mínimos detalhes. 
 

Assim como eu, muitas pessoas preferem a calmaria e a tranquilidade da cidade na época de baixa temporada após as férias escolares e o Festival de Cinema, e antes do início do maior evento natalino do Brasil: o Natal Luz de Gramado, que dizem ser maravilhoso e eu espero ter o prazer de voltar lá algum dia para essa festividade.Escolhi a cidade de Gramado para passar a lua de mel e coincidentemente estava no período de baixa temporada. 
 

Falando assim, algumas pessoas podem ter a impressão de que a cidade não tem nada a oferecer, mas é exatamente o contrário. A cidade de Gramado vive exclusivamente do Turismo e por isso em qualquer época que você vá, encontrará muitas opções de cultura, lazer, gastronomia e entretenimento. 
 

Sem contar que o trânsito flui com mais tranquilidade e as lojas, restaurantes e hotéis estão com menor lotação, garantindo um atendimento de maior exclusividade.Para os marinheiros de primeira viagem, gostaria de deixar aqui algumas dicas de locais a serem visitados, não apenas em Gramado, mas aos arredores também já que tudo é tão pertinho… 
 

Rua coberta: Quem nunca ouviu falar da famosa Rua Coberta de Gramado?! É um cenário de eventos e apresentações e também uma ótima alternativa em compras e gastronomia, principalmente em dias de chuva. O croiassant recheado que tem lá é divino, só de me lembrar já me dá água na boca.
 

Cafés coloniais: Ficam localizados no trecho que liga Gramado a Canela. Existem vários e funcionam todos os dias . Apesar do nome “café colonial” pode ser entendido como um almoço ou jantar pois há uma variedade enorme de doces e salgadas deliciosos e engordativos todos típicos da culinária alemã e italiana.
 

Lago Joaquina Rita Bier: É um lago lindo em meio a natureza, ao verde, cercado por lindas hortênsias e com algumas pontezinhas super charmosas que garantem lindas fotografias.
 

Praça das Nações Unidas e o Kikito: É uma praça em que bandeiras de vários países estão hasteadas como forma de homenagem aos mesmos. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.
 

Museu do Automóvel: É um local que abriga uma coleção de automóveis e motocicletas das décadas dos anos 20 aos 70. O local conta com uma cafeteria e ainda tem uma lojinha, caso você queira levar uma lembrancinha de lá. Para quem é apaixonado por Elvis Presley, certamente ficará fascinado. O tempo de permanência no local é de aproximadamente uma hora, caso você seja amante do automobilismo planeje uma visita por muito mais tempo.
 

Mundo a vapor:Local muito interessante recheado de várias miniaturas de máquinas a vapor: locomotivas, motores, fábricas de telha e papel, etc. Retrata com fidelidade a época em que não existia energia hidrelétrica. É como uma inesquecível aula de história e física ao vivo. Você terá contato com os costumes, as habitações, as ferramentas e formas de trabalho dos primeiros colonizadores da região.
 

Dreamland Museu de cera: Como o próprio nome indica o museu de cera conta com várias réplicas trazidas de Los Angeles de diversos artistas e cantores internacionais, sem contar com os grandes ícones do cinema internacional tais como: “O Máscara, o Homem-Aranha…”. São 17 cenários bem criativos e bem reais ao primeiro olhar.
 

Museu Harley Davidson: Para quem gosta de motos, essa é uma opção de passeio fantástica. No museu da Harley Davidson, diga-se de passagem, a maior da América Latina , há várias motos clássicas expostas bem como replicas de diversos acessórios usados nas motocicletas por seus proprietários.
 

Passeio de Maria Fumaça: O passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração sendo  23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos cantores e contadores de histórias.Os turistas são recepcionados, na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam um saboroso champanhe. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Claro que eu não vou contar às surpresas que acontecem ao longo do passeio nos vagões e fora deles. Só posso garantir que são surpreendentes.
 

Vinícola Miolo: Está localizada no Vale dos Vinhedos no município de Bento Gonçalves. É um passeio muito interessante pois a vinícola disponibiliza um enólogo para cada grupo de turistas e nos leva para conhecer todo o processo de vinificação e envelhecimento dos vinhos e espumantes. Podemos conhecer também os barris de carvalho utilizados para a maturação das bebidas e as caves subterrâneas que são capazes de guardar os vinhos por longos e longos anos. Após o passeio, a melhor parte: degustação dos vinhos e dos espumantes.
 

Fábrica de chocolate Lugano: Pra mim, após os suíços, são os melhores chocolates do mundo… rs A visita consiste em uma explicação de como são preparados os chocolates, resfriados, embalados e armazenados, tudo isto visto através de um grande janelão de vidro. Ao lado da Fábrica encontra-se uma loja de dar água na boca, literalmente. O mais bacana é que as compras que você faz na Lugano são embaladas para viagem e entregues diretamente no hotel em que você estiver hospedado. Isso permite que você faça outros passeios sem ter que ficar carregando sacolas ou preocupada com o derretimento do chocolate.
 

Parque  Aldeia do Imigrante: Localizado em Nova Petrópolis, o parque foi criado com o objetivo de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram essa região. Encontram-se no parque prédios que foram removidos de diversas localidades do município e reconstruídos, assim como os objetos e utensílios utilizados pelos imigrantes. Pelo passeio podemos ver a casa com cantina, o engenho, a ferraria, a escola, a casa do professor, a capela do imigrante, o cemitério, a cooperativa de crédito, a casa paroquial, o salão de baile, a casa do sapateiro e muito mais.
 

Mundo encantado: É como fazer uma viagem no tempo no começo da colonização através de miniaturas em movimento que mostram a arquitetura alemã e italiana, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural da região.

Vale do Quilombo: Caminhando pela Avenida das Hortênsias é possível apreciar a belíssima paisagem do Vale dos Quilombos que se descortina diante dos nossos olhos mostrando o quanto a cidade de Gramado é privilegiada e dotada pelas mais belas formas da natureza. Ali, os 850m de altitude parecem uma linda canção de amor. É de tirar o fôlego.
 

Cristais de Gramado: Um show room de produtos feitos em cristal, onde você pode conhecer o processo artesanal de fabricação de cristais “ao vivo”. E ao final do “espetáculo” você pode ser a sortuda que vai levar uma linda lembrança de lá, feita bem pertinho dos seus olhos. Os adornos expostos no show room deixam qualquer pessoa sem fôlego, são coisas que não se encontram facilmente.
 

A nossa viagem continua na semana que vem, não percam!Com amor e saudade, mimica_souza@hotmail.com Aqui você encontra dicas, informações e novidades sobre casamento, noivas, cultura, lazer e também Classificados especiais para noivas! Noiva BH: a cereja do seu bolo!

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo