Noiva BH por Rose Quadros

Dia 2 - #projetorosequadros

02/02/2013

15/01/2013 – Dia 2

07 horas. O despertador toca, chove lá fora. O friozinho gostoso de Macacos me convida a ficar mais um pouquinho na cama, me levanto às 07:30. Me preparo para o exame de bioimpedância.
Ao sair o resultado fiquei super triste pois além do meu metabolismo basal ser de inacreditáveis 1207 calorias (eu já imaginava, até comentei sobre isso aqui), meu percentual de gordura está muito alto, já me encontro na faixa de risco para doenças cardiovasculares.

Fiquei assustada! Foi aí que percebi o quanto minha alimentação estava descontrolada. Quando eu reclamava do meu peso todos falavam “que isso, você só engordou um pouquinho o que é normal após o casamento, mas você está ótima!”. Minha estrutura óssea e meu rosto fino enganam muito e assim eu também fui me enganando e abusando de doces, sorvete, chocolate, alimentos com alto teor de gordura. Agora o resultado estava aqui e me abalou muito!

Apesar da tristeza, isso me deu forças para mudar completamente minha vida. Eu amo viver, amo meu trabalho, tenho um marido maravilhoso e ainda quero realizar muitas coisas. Se eu continuar nesse ritmo meu coração certamente não vai aguentar, então essa é a grande oportunidade de inicio de uma mudança que, espero, será duradoura.

Tomei meu café e fui para a academia. Como estava friozinho, preferi ficar na musculação e não fiz hidroginástica. Foram 30 minutos na esteira, mais 20 minutos na bicicleta e exercícios de fortalecimento muscular. Chegou a colação: uma pequena porção de iogurte desnatado com gelatina de morango.
Descansei um pouco e desci para o almoço as 12:30.

Para entrada: tartar de salmão e salada verde. Para o prato principal haviam duas opções: frango aomolho roti com arroz de ervas ou linguado com purê de maçã e maracujá. Optei pelo frango porque queria o arroz, vocês podem conferir na foto que a porção de arroz é tão grande que ficou escondidinha atrás da flor decorativa! rs Para a sobremesa foi servida mousse de morango, deliciosa!

 

Durante a refeição conversei com a Ana e a Simone, sócias do spa Espaço Águas Claras. Elas me falaram que o terceiro dia da dieta (ou seja, o próximo) é o mais crítico, pois o organismo já queimou as reservas e começa a sentir o impacto da restrição calórica, depois o corpo se acostuma. Manifestei meu interesse em fazer dois dias com 600 calorias, elas me orientaram conversar com a nutricionista, que disse ser realmente puxado e que caso eu optasse por fazer, deveria ser no meio da estadia e não ao final.

A tarde fiz mais 1 hora de esteira, lanchei (biscoitos água e sal com pasta de ricota com cenoura e água de coco) e fui experimentar uma massagem combinada com banho terapêutico, o banho mediterrâneo (esse merece uma postagem exclusiva!). Maravilhoso! Finalizei a tarde com uma sauninha e fui me preparar para o jantar.

Menu: para entrada sopa creme de abóbora com gergelim negro e branco, perfeita para a chuvinha que caía. O prato principal foi badejo acompanhado de abobrinha recheada com tomate e molho pomodoro ( a outra opção era espaguete com frango desfiado e molho pomodoro) e para sobremesa mousse de limão siciliano!

 

Hoje o cansaço e a fome bateram, estava exausta. Ao final do jantar eu continuava querendo mais. A nutricionista sugeriu que eu fizesse a dieta de 1200 calorias já que é esse meu metabolismo basal e que eu pretendia me exercitar, mas eu queria resultados rápidos para me animar a continuar a dieta em casa, por isso optei pela de 900 calorias, mas confesso que realmente não é fácil.

Entretanto, num ambiente controlado como é o spa, essa restrição é uma ótima ferramenta para estimular a mente a manter o foco e a persistência, afinal aqui não há onde buscar comida, você mantém a dieta e pronto! Os exercícios físicos também são feitos quase que automaticamente, já que fora eles, as opções de lazer são jogos de tabuleiro, cinema e terapias e massagens. Os períodos de descanso entre uma atividade e outra são perfeitos para o refazimento do corpo e para o relaxamento da mente.

Aproveitei esses momentos para refletir sobre como era meu dia a dia. O que eu fazia, o que eu comia, como eu me sentia ao buscar por cada alimento, para tentar compreender o que me fazia buscar compulsivamente os alimentos calóricos sem parar para escolher refeições de qualidade. Acredito que esse trabalho será essencial para uma mudança de hábitos efetiva.

Descobri que a minha necessidade de auto recompensas diárias é enorme! Buscava prazer somente na comida. Estava cansada? Um chocolate! Estava triste? Um sorvete! Estava feliz? Uma sobremesa para comemorar! Fora os jantares e petiscos sempre regados a um bom vinho, que eu amo! Nesse ritmo era impossível não se tornar uma bolinha de gordura, né gente?

Esse tempo voltado exclusivamente para o cuidado do corpo e da alimentação, sem estresse, sem trabalho,  foi extrema importante para desintoxicar o organismo, para estabelecer bons hábitos alimentares e de exercícios físicos e para me conhecer um pouco mais.

O sono demorou a chegar e para ajudar abusei do chá de frutas do bosque. Líquidos quentes confortam e enganam a fome, né meninas? Volto após o carnaval com o terceiro e o quarto dias!

Saldo do dia:
Dieta: 900 calorias
Atividades: 90 minutos de esteira, 20 minutos de bicicleta, exercícios de fortalecimento e massagem mediterrânea

 

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo