Noiva BH por Rose Quadros

Cupcakes

06/10/2010

A nova tendência em recepções é o cupcake! Um bolinho pequeno, simples, que lembra um muffin, feito de chocolate, baunilha ou red velvet (chocolate especial).
Além de serem deliciosos, os cupcakes dão todo o charme para um casamento porque são apresentados nas mais diversas formas! 
Eles podem ser usados para decorar a mesa de doces, colocados em uma embalagem fofa e dados como lembrancinha ou até chegam a substituir o bolo, acreditam?
Andei pesquisando na internet e achei muita coisa fofa!

Que tal inovar e trocar o tradicional bolo por uma torre de cupcakes?

E pra ninguém ter que esperar até um casamento pra comer essa delícia, uma receitinha amiga pra vocês!!
Massa:
- 1 xícara de chá de farinha de trigo- 12 claras- 1/3 de xícara de água morna- 1 1/2 colher de chá de cremor tártaro*- 1 colher de chá de essência de baunilha- 1/4 de colher de chá de sal- 1 3/4 xícara de açúcar
Peneire metade do açúcar com o sal e a farinha. Na batadeira, bata as clara e a água, o cremor tártaro e a baunilha até crescer. Junte aos poucos o açúcar restante. Quando as claras ficarem firmes, adicione a farinha e mexa. Ponha a massa nas forminhas deixando sempre 1/4 da forma livre para crescimento dos bolinhos. Asse por 12 a 15 minutos no forno pré aquecido a 170 graus.
Creme:
- 2 xícaras de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente- 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro peneirado- 1/4 de colher de chá de sal- 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha- 1 colher de chá de chocolate em pó (mas aqui você que escolhe o sabor… pode ser morango, baunilha, limão… use a imaginação!)
Bata a manteiga com uma espátula e adicione o açúcar, o sal e a baunilha. Misture o chocolate e cubra os bolinhos, já frios, e confeite como preferir!

Enjoy! E se fizerem, guardem um pra mim!! Nham nham!!
*Cremor tártaro é um sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados na fermentação do vinho nas paredes dos tonéis. É utilizado como controlador da cristalização do açúcar, ou seja, ajuda a manter a cobertura dos doces mais seca (sem melar) e por ter leve ação fermentativa, também pode auxiliar na maciez dos bolos, tortas, glacês, cremes, etc.

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo