Noiva BH por Rose Quadros

Vou Casar › Papelaria

Conversando sobre convites

28/11/2012

Ei gente, tudo bem?

Vamos falar um pouquinho sobre dúvidas relacionadas à convites? Simbora lá!

Preciso entregar pessoalmente todos os convites?

Não. É desejável e educado que você entregue pessoalmente o maior número possível de convites, entretanto fatores como cotidiano corrido, trânsito caótico e visitas muito demoradas, fazem com que entregar convites seja uma tarefa hercúlea! Então como faz? Pessoas que o casal PRECISA entregar pessoalmente: padrinhos, avós, tios próximos. Se não for possível que vocês entreguem todos pessoalmente, peçam ajuda aos respectivos pais e liguem para os convidados que não receberam o convite de suas mãos.

Posso enviar convites via correio ou entrega protocolada?

Você pode enviar pelos correios para convidados residentes em outra cidade ou país. Utilize a entrega protocolada com parcimônia e sempre se lembre de ligar para o convidado confirmando o recebimento. É sinal de cortesia!

O que é RSVP? O que é preciso para realizá-lo?

O RSVP é a abreviação da expressão francesa Répondez S’il Vous Plaîtque significa responda por favor. É a famosa confirmação de presença, que pode ser passiva, ativa ou mista. Na confirmação de presença passiva o anfitrião coloca no convite o número de telefone do cerimonial e o convidado deve ligar confirmando sua presença até determinada data. Essa data é, geralmente, 15 dias antes do evento, pois esse é o prazo máximo que a maioria dos buffets permite o aumento no número de convidados.

O RSVP ativo é feito pelo cerimonial. O anfitrião entrega à cerimonialista a lista com os nomes de todos os convidados e os respectivos telefones. A cerimonialista liga para cada um confirmando a presença. Já o RSVP misto consiste no serviço passivo até determinada data (20 dias antes do evento, por exemplo) e após esse dia a cerimonialista realiza as ligações para os convidados que ainda não confirmaram.

Minas Gerais é famosa pela resistencia à confirmação de presença. Para que o serviço seja realmente utilizado, ao entregar o convite mencione a confirmação de presença para o convidado e mostre o telefone, isso é legal também porque muitas pessoas ainda não sabem o significado da sigla e acabam sem saber o que fazer. Vale também abrir mão da sigla francesa e escrever em bom português: gentileza confirmar sua presença ligando para o telefone abaixo até dia…

Finalizando, não caia na tentação de dispensar o convite individual. Ele, juntamente com a lista de presença na portaria, é uma das ferramentas mais seguras para controlar o número de convidados presentes em sua festa!

Espero que as dicas da cerimonialista que vos fala sejam úteis! Beijo grande!

Convites dessa postagem: Artes Gráficas Cândida Amorim

 

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo