Noiva BH por Rose Quadros

Como montar uma mesa para jantar formal

24/08/2011

Continuando as postagens sobre serviços de jantar e buffet, hoje vamos aprender a montar uma bela mesa para jantares formais! Vamos lá?


Pratos:

O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição. Coloque uma toalhinha entre o sousplat e o primeiro prato para evitar ruídos ao servir.
Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos. Coloque o prato principal sob o prato da entrada.
O prato de salada pode ficar sobre o prato principal, o prato de pão fica acima e à esquerda destes e deve vir acompanhado de uma pequena faca. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos.

 

Talheres:

A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição. Disponha os talheres na seqüência que os pratos forem servidos, sendo que os talheres externos serão utilizados no primeiro prato e assim sucessivamente.
Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.

 

Copos e taças:

Disponha os copos da esquerda para a direita começando pela taça de água, depois a de vinho tinto e por último a de vinho branco. A taça de champanhe fica entre os copos de água e vinho tinto, só que um pouco mais para a frente. Essa formalidade só se aplica na arrumação da mesa, afinal queremos que nossos convidados se divirtam muito e não que fiquem tensos observando a ordem de copos e talheres, esse trabalho é apenas do anfitrião! (deixo duas figuras como sugestão de arrumação da mesa. Pelo que pesquisei, ambas estão corretas, caso vocês saibam de alguma diferença, sintam-se completamente à vontade para corrigir aqui nos comentários, ok?)

 

 

Legenda da figura acima:

 

1. Taça grande para vinho tinto

2. Colher de sobremesa acima do garfo

3. Copo de água

4. Faca de Manteiga

5. Prato para o primeiro prato

6. Taça pequena para vinho branco

7. Guardanapo sobre o prato lateral

8. Garfos à esquerda do prato na ordem do uso

9. Facas e colher à direita do prato, as lâminas viradas para o prato

 

Capriche na toalha de mesa:

Ela deve proporcionar uma queda de 25 cm por cada lado. Os guardanapos (de tecido, por favor! Se não puder ser de linho, ao menos percal 200 fios. Oxford NUNCA!!!) devem ser cuidadosamente dobrados e podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

Para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.

Dispor do serviço de um copeiro para servir os pratos e bebidas é uma excelente opção e, acreditem, não pesa no orçamento.

No arranjo da mesa, cuide para que as flores sejam sem perfume e baixas, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão. Este último ficará à esquerda do convidado com faca para manteiga.

Prontinho! Você está com a casa linda e preparada para receber ilustres convidados!

 

Beijo grandão!

 

Fontes:

http://sodicaboa.blogspot.com/2009/01/como-arrumar-mesa-para-um-jantar-mais.html
http://www.melhordacozinha.com/2008/05/10-dicas-para-montar-uma-linda-mesa-de.html
http://nacozinha.candeeiro.net/br/2009/11/13/como-organizar-os-talheres-na-mesa/

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo