Noiva BH por Rose Quadros

Como envolver a mãe (ou a sogra) nos preparativos sem ultrapassar barreiras

09/07/2013

Os tempos mudaram e nem sempre os pais pagam pelo casamento. Com isso, muita gente acaba excluindo a mãe ou a sogra dos preparativos. Isso pode acontecer por diversas razões e já cansei de ouvir a famosa frase “minha mãe me deixa maluca”, mas é bom buscar maneiras de deixá-la envolvida no seu grande dia, pois acaba sendo um dia muito especial para ela também. Hoje vamos ver algumas dicas para que elas participem sem que alguém fique com a sanidade mental comprometida! Rs!

O primeiro passo é pedir que ela entre em contato com os amigos dela. As mães geralmente, em seu círculo de amizades, tem alguém que trabalhe com algum dos serviços que você vai precisar e esse alguém pode amar a sua mãe o suficiente para dar um desconto “família-amigos”. Você vai economizar e a mãe vai ficar feliz por estar ajudando e participando!

Peça ajuda na lista de convidados. A mãe sabe como anda a família e sabe como se escreve corretamente o nome dos filhos do seu primo. Ela pode te salvar de uma gafe como por exemplo colocar o convite em nome do marido da sua tia, que na verdade não é marido dela mais porque eles se divorciaram e você nem estava sabendo!!

Leve-a nas degustações. Essa é uma ótima parte dos preparativos e o bom gosto e bom senso da sua mãe pode ajudar (e muito) na seleção do melhor menu a ser servido.

Peça para que ela ajude no chá de panela. Suas amigas deverão ser as principais organizadoras, mas a mãe sempre conhece mais sua própria filha. Fora que ela entende muito mais de casa do que suas amigas provavelmente. Então ela pode ajudar a montar a lista de presentes, pode sugerir brincadeiras, às vezes ajudar financeiramente (hehe). O importante é que sua mãe seja colaborativa e não aquelas controladoras!

As mães estão bem avançadas em questão de moda. Hoje elas geralmente estão mais ousadas e antenadas. Então é uma ótima idéia levá-la para te ajudar a escolher o vestido. E também é legal você colocar na agenda um “dia das meninas” e sair com ela para ajudá-la a escolher o vestido dela.

 

Deixe sua mãe planejar uma festa só pra ela. Pode ser um jantar na véspera do casamento ou quem sabe um café da manhã ou almoço no dia seguinte. Assim ela pode colocar em prática todas as idéias mirabolantes que estão na cabeça dela, você curte uma festa a mais e ela fica feliz por fazer uma festa onde ela poderá, inclusive, chamar os convidados dela.

As mães já foram um dos grandes motivos de stress da noiva. Mas hoje isso tem mudado muito. Mães e filhas estão mais próximas, então sua mãe pode ser uma grande companheira e te ajudar muito. Dê uma chance a ela. Vá ao cinema, saia para jantar e converse. Pode ter certeza que sua mãe será a única pessoa no mundo que não irá te julgar. Você pode falar todas as suas aflições que ela vai te escutar e aconselhar.

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo