Noiva BH por Rose Quadros

A Noiva › Saúde e Beleza

Cabelos brancos, como lidar?

28/09/2012

Assunto delicado que resolvi trazer para vocês hoje. Aquele momento em que você descobre um cabelo branco no meio de suas madeixas! Aaaaaaahhhh! O que fazer? Como lidar? Arranco? Pinto tudo?

Bom, eu não fui abençoada, nascendo linda e loira, portanto, quando um fio branco aparece no meio da galera, ele vem pra chamar a atenção mesmo! Infelizmente, sou daquelas pessoas que começou muito cedo com esses intrometidos. Achei o primeiro fio branco (que estava enorme por sinal) aos 24 anos de idade. Minha consolação é que a Jenniffer Lopez confessou que ela achou os primeiros fios brancos aos 23 anos e ela ainda é linda e jovem! Rs! Mas porque começou tão cedo?

Pesquisas apontam que o estilo de vida moderno contribui para o aparecimento dos fios brancos cada vez mais cedo. Estresse, má alimentação, poluição, cigarro, são fatores que aceleram o processo de destruição dos melanócitos do bulbo capilar (células que produzem melanina, que dá coloração aos fios). O que fazer para evitar o aparecimento precoce dos fios brancos? Trocar refrigerantes por sucos naturais, doces por frutas, diminuir o uso de bebida alcóolica, dormir pelo menos 8 horas por dia, praticar exercícios físicos e todas aquelas coisas que nós já sabemos.

Tudo bem… Eu não fiz nada disso, vou passar a fazer agora, mas já tenho fios brancos. Como faz? Isso vai depender do estilo da pessoa. Você quer assumir uma cabeleira branca ou prefere disfarçar?

Antes temos que entender algumas coisas sobre o cabelo branco. É lenda essa história de que ao arrancar um fio branco, aparecem mais três no lugar. Todo folículo capilar tem a capacidade de produzir mais de um fio, portanto, não é porque o fio é branco que vão aparecer mais fios quando arrancamos. O cabelo branco é sim, mais grosso que os outros por causa da falta de melanina. Para que eles não fiquem arrepiados o ideal é fazer hidratação pelo menos uma vez por semana.

Para aquelas que tem poucos fios, existem opções menos drásticas do que pintar o cabelo todo. Para aquelas que querem algo rápido e fácil, pode-se usar um rímel à prova d´água somente naqueles fios para disfarçar. Para quem não tem essa paciência toda de catar fio por fio, existem os tonalizantes que são fáceis e rápidos de aplicar, tem uma gama de cores extensa, geralmente não tem amônia em sua composição, pouca água oxigenada e saem com as lavagens. Eu, particularmente, uso henna. Gosto da henna porque é um produto natural, que colore e trata os cabelos ao mesmo tempo. Também sai com a lavagem, é fácil de aplicar (eu compro a henna em creme e aplico em casa mesmo) e hoje também já tem várias opções de cores. Hoje eu uso a henna da marca Surya na cor castanho dourado ou castanho claro. Assim os fios brancos ficam aloirados e o restante do meu cabelo fica na cor natural.

Para aquelas que sempre quiseram fazer luzes, mas nunca tiveram coragem, os fios brancos são uma ótima desculpa! As luzes não tampam os cabelos brancos, mas disfarçam muito bem. Escolha um tom sobre tom e se jogue nas mechas!

Agora, se a sua cabeça já está pelo menos metade branca, são outras opções. Se você não quer assumir o tom platinado, escolha a melhor cor para tingir e tome todos os cuidados para não ficar com o cabelo ressecado. Hidrate sempre, porque não adianta ter um cabelo colorido, mas sem brilho e todo arrebentado. Se você escolher um tom escuro, vai ter que fazer manutenção mais vezes.

Para quem resolve assumir o cinza/branco/platinado também existem alguns cuidados. Algumas pessoas ficam com os cabelos amarelados. Nada bonito. É uma amarelo sujo. Então cuide com shampoos específicos para cabelos brancos. Mais uma vez, hidrate sempre! Abaixo, alguns produtos para manter os fios lindos:

1 – Máscara iluminadora dá brilho e maciez, Aneethun

2 - Shampoo para fios grisalhos, Bio Extratus

3 – Shampoo para fios grisalhos, BioFlorais

4 – Xampu Platinum desamarelador, Bioderm

5 – Henna creme, coloração e tratamento capilar, Surya

6 – Emulsão Condicionadora Violet Flowers com filtro solar, Alpha Line

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo