Noiva BH por Rose Quadros

A Festa › Doces e Bolos

Bolo de casamento

12/11/2010

Com formatos e sabores cada vez mais originais, o bolo de casamento ainda é um dos “detalhes” mais tradicionais, que representa a festividade e, dizem por aí, traz boa sorte.
De acordo com a história, na Grécia Antiga oferecia-se biscoitos de sésamo e mel, demonstrando que um casamento tem bons e maus momentos.


Já na Roma Antiga a noiva comia um bolo feito de farinha, sal e água e desejava que nada faltasse para ela e seu noivo. Outro costume ainda era despedaçar um bolo feito de frutas, cereais, amêndoas e mel sobre a cabeça da noiva depois da cerimônia como símbolo de fertilidade e para desejar-lhe boa sorte (ainda bem que trocaram pelo arroz, mas mesmo assim prefiro as bolhinhas de sabão que falei aqui). Os convidados comiam as migalhas que se espalhavam para dar boa sorte e para garantir a felicidade do casal (bando de gente estranha).

 

Essa tradição evoluiu (ainda bem!) e os convidados traziam para a cerimônia pequenas tortas que eram empilhadas no centro de uma mesa. Os noivos se beijavam por cima dessa pilha e depois distribuiam as tortas para os convidados. Daí vem a tradição do bolo de várias camadas.


Ainda na história consta que foi um pasteleiro francês que teve a idéia de colocar os pedaços cobertos com uma calda de acúcar e fazer um grande bolo.
Existe uma lenda também que fala que se uma mulher solteira coloca um pedaço de bolo de casamento debaixo de uma almofada, ela sonha com o futuro marido (rá!).


Mas, mais que apenas um doce na festa, o bolo pode e deve representar o estilo do casal. Hoje é possível brincar com a imaginação e ter de um bolo branco com flores bem clássico e elegante até bolos coloridos com diferentes formas e enfeites!

Por isso, vou colocar hoje fotos que achei no site Sofotos.org para mostrar a variedade existente e ainda, quem sabe, já ajudar na escolha do bolo! Divirtam-se!

 

 

 

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Rios
Topo