Noiva BH por Rose Quadros

A Noiva › Saúde e Beleza

A importância do colágeno

10/09/2012

O colágeno é um tipo muito especial de proteína fundamental para a produção e qualidade de diversos tipos de tecidos, inclusive a pele. Estima-se que mais de 30% de todas as proteínas encontradas no nosso corpo são constituídas por algum dos 12 tipos diferentes de colágenos que existem. Ele é formado naturalmente no nosso corpo, mas começa a se perder na progressão de 1% a cada ano mais ou menos a partir dos 30 anos. Além da idade, outros fatores que podem comprometer a produção desta substância são o tabagismo, excesso de sol sem proteção adequada e de tensões físicas e emocionais. Pesquisas recentes mostram que a suplementação diária de colágeno não só auxilia a reposição do colágeno como também ajuda na síntese de outras proteínas, por ser uma ótima fonte de aminoácidos, e estimulando a produção do colágeno natural.

Estudos realizados nos Estados Unidos concluíram que a ingestão de gelatina na forma Hidrolisada, ou seja o Colágeno Hidrolisado aumenta a densidade do osso e auxilia na formação da matriz óssea. Assim, seu uso regular desde cedo funciona como prevenção e já para as pessoas idosas e aqueles que têm tendência à deficiência de cálcio e fragilidade óssea, o uso do Colágeno Hidrolisado auxilia na reposição do Colágeno do organismo.

Além de todos esses benefícios, também é possível observar melhorias estéticas, já que o colágeno pode atuar no fortalecimento de cabelos e unhas, e na promoção da hidratação da pele.

No caso de pessoas com menos de 50 anos e saúde geral razoável, uma boa alimentação já ajuda o corpo a produzir colágeno nas quantidades adequadas. Ele é encontrado em grandes quantidades em todos os tipos de carnes. Para ajudar na absorção, é bom consumi-las junto com alimentos que forneçam bastante vitaminas C, E, selênio e zinco, como laranja, limão, acerola, abacaxi, melão, caju, kiwi, goiaba e sementes oleaginosas.

Especialistas sugerem que o Colágeno Hidrolisado seja consumido conforme as recomendações e ingerir-se2 litros de água durante o dia. O colágeno hidrolisado ainda traz benefícios à saúde como perda de massa gordurosa. Também melhora o sono e fortalece as articulações. Tem como grande vantagem é sua alta absorção, pois assim que ingerido já cai na corrente sanguínea.

Segundo uma pesquisa desenvolvida no Brasil, ficou comprovado que a ingestão diária de 5g de colágeno hidrolisado melhora a hidratação e diminui os riscos de flacidez da pele, proporcionando 5,5% mais firmeza e 10% mais elasticidade facial. Sua ingestão a partir dos 25 anos de idade, além de ajudar a retardar o envelhecimento da pele, mantém a integridade do tecido cutâneo por muito mais tempo.

O colágeno hidrolisado puro é encontrado na forma de pó e cápsulas, além de já existirem versões de shakes protéicos, barras de proteína e produtos para esportistas com este ingrediente. Encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias de manipulação, ele pode ser consumido misturado a sucos, chás, leite, entre outros alimentos. Em sua composição há cerca de 90 a 95% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e até 5% de água, sendo isento de gordura, colesterol e carboidratos.

Seu uso complementar em sucos e vitaminas ainda não é muito comum para o consumidor em geral, mas com a difusão e o conhecimento de suas propriedades, os hábitos alimentares podem ir se aperfeiçoando e o colágeno hidrolisado também poderá estar no dia-a-dia dos brasileiros e até mesmo enriquecendo alguns alimentos.

Eu comecei a usar colágeno na semana passada. Vou observar os resultados e conto tudo para vocês! Alguém aí já usa?

Fontes: Corpo Saun, Mundo dos Biquinis, Sua Dieta e Terra

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo