Noiva BH por Rose Quadros

A Igreja

19/07/2010

Hoje em dia, o casamento na igreja já não é tão valorizado como era na época de nossos pais e avós. Tanto que algumas mulheres dispensam essa tradição e acabam realizando uma cerimônia na própria recepção. Eu acho essa opção muito linda também, mas pessoalmente, prefiro manter as tradições.


Pra ninguém pensar “só porque você vai casar na igreja não vai dar dicas sobre cerimônias em outros locais?”, eu vou falar sobre alguma coisa que li a respeito.


O bacana da celebração fora da igreja é que você pode escolher quem vai celebrar. Eu fiquei sabendo recentemente que o Celito, meu antigo professor de Educação Religiosa do colégio, celebra casamentos! Quase desisti da igreja por causa disso! Ele é um fofo e tem sempre palavras muito carinhosas e sábias. Por não ser padre, ele não pode fazer celebrações em igrejas, mas é uma excelente opção para quem vai casar em outro local. Se você escolheu tirar a igreja da sua lista, procure alguém que você conheça e que essa pessoa te conheça também que a cerimônia fica muito linda! Aí é só decorar o local com o seu jeitinho e seu casamento vai ser maravilhoso! Olha só que linda essa decoração que fizeram em um sítio chamado Espaço Itália em São Paulo (clique aqui para conhecer mais sobre o local):

 

Imagem: Espaço Itália

 

Agora, se você segue a linha tradicional (como eu! o/), em Belo Horizonte temos diversas opções de igrejas lindas! Se você freqüenta alguma igreja, essa é sua melhor opção. Como eu disse antes, nada melhor que uma pessoa conhecida para celebrar seu casamento, não é?

 

É muito importante que a igreja seja o primeiro local que você procure ao decidir se casar. Pesquisas andam falando que os brasileiros não se casam mais, que as igrejas já não tem mais tanta procura, mas eu não acho que é verdade não!

 

Vou me casar na Igreja de Lourdes no final de 2011 e fui reservar a data logo no início desse ano. Fiquei surpresa ao ver que todos (eu disse TODOS) os sábados de 2011 até dezembro estavam ocupados! Juro gente! Impressionante, né? Acabei marcando meu casamento para uma sexta. No início não gostei muito, mas depois fui me apaixonando pela data e hoje não troco por nada!

 

Se você não conseguir uma data de primeira, pode ficar ligando para a igreja de sua preferência também. Ocorrem algumas desistências e aí é só marcar!

 

Agora, vou falar um pouquinho das igrejas que olhei quando resolvi marcar a data.

 

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

 

A Igreja de Lourdes foi definitivamente inaugurada em 1923. O projeto arquitetônico, em estilo gótico puro, chegou a receber algumas adaptações, mas manteve a predominância desse estilo. Em 1958 aconteceu a solenidade de sagração da Igreja de Lourdes, elevada, por ato do Papa Pio XII, à categoria de Basílica.

 

Localizada na Rua da Bahia, no bairro de Lourdes em Belo Horizonte, é uma das igrejas mais tradicionais e, na minha opinião, a mais linda de BH. Telefone de contato: (31) 3213-4656.

 

Imagem: Agenda BH

 

Igreja da Boa Viagem

 

A história da Catedral da Boa Viagem se confunde com a própria história de Belo Horizonte. Desde os princípios do século XVIII, existia, onde hoje se encontra a Catedral, uma pequena capela de pau-a-pique, típico exemplar da arquitetura colonial mineira. A capela antiga foi substituída pela nova catedral, cuja construção terminou em 1932. Em estilo neogótico, a Catedral da Boa Viagem abriga vitrais de grande beleza e seu altar-mor é todo trabalhado em mármore de Carrara. Nossa Senhora da Boa Viagem é padroeira de Belo Horizonte.

 

É localizada na Rua Sergipe, 175 no Centro de Belo Horizonte. Muito bonita também e ideal para cerimônias menores, pois não é uma igreja muito grande. Telefone de contato: (31) 3222-2361.

 

Imagem: Brasil Viagem

 

Paróquia Nossa Senhora Rainha

 

A Paróquia Nossa Senhora Rainha, situada no bairro Belvedere, foi criada em 27 de fevereiro de 1986, pelo Arcebispo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo. E no dia 3 de maio do mesmo ano, em missa solene presidida por Dom Arnaldo Ribeiro, houve a instalação da paróquia, sendo empossados, como pároco, o Padre Mário Sérgio Bittencourt de Carvalho, e como vigário paroquial, o Padre Antônio de Castro Coutinho. Foi realizada ainda a entronização da imagem de Nossa Senhora Rainha na paróquia, abençoada por Dom Arnaldo.

 

Localizada no Belvedere. Localização fantástica, pois tem fácil acesso para vários salões e é uma paróquia grande. Mais informações no site.

 

Imagem: PBH Igreja São José

 

Em fevereiro de 1900, Belo Horizonte contava com apenas 14 mil habitantes e somente uma paróquia, quando o então Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, convidou os missionários redentoristas holandeses para assumirem o trabalho pastoral e missionário na nova capital. Eles tomaram posse da Paróquia São José, a segunda paróquia criada na cidade, tendo à frente o padre Pedro Beks.


Essa igreja é lindíssima e muito grande! Bem no Centro de BH, quem quer um casamento realmente tradicional, pode correr até lá. Mais informações no site.

 

Imagem: Lugares de Minas

 

Capela Retiro das Pedras

 

O Retiro das Pedras foi um dos primeiros condomínios da região de Belo Horizonte e conta com uma estrutura linda para casamentos.

 

Sua capela é perfeita para realização de cerimônias ao por do sol (vide foto).

 

Mais informações no site.

 

Imagem: Dante Borges

 

É claro que existem muitas outras igrejas lindas em Belo Horizonte, mas resolvi colocar somente as que cogitei para o meu casamento, senão o post ia ficar muito grande! Rs! Quem quiser mais informações sobre igrejas de BH é só entrar nesse site.

 

Depois vou fazer um post sobre decoração e conversaremos sobre a decoração da Igreja (que aqui em BH é bem simples por sinal, porque só podemos enfeitar o altar).

 

Espero que tenham gostado! Beijos!

 

Compartilhe:

Escrito por: Mariana Reis
Topo