Noiva BH por Rose Quadros

7 dias no spa - #projetorosequadros

26/01/2013

Ei gente, tudo bem?

Inauguro hoje uma nova coluna no blog: #projetorosequadros !!!

Quem me acompanha no instagram (segue aí: @rosequadros) viu um pouco da minha semana no spaEspaço Águas Claras (eles têm página no FB, clique aqui e curta!). Foi uma semana de treinos intensos (para quem era sedentária), comida regrada mas excelente, e muita reflexão. Para quem está curiosa já adianto que comecei a caminhada na eliminação de peso e ainda consegui relaxar e me conhecer melhor, mas simbora para os detalhes do meu dia a dia por lá!

14/01/2013 Dia 1

Peso de chegada 66,3 kg

Cheguei ao spa as 10h. Fui recebida pela Simone, sócia responsável pela parte administrativa. Simpática, ela me direcionais para o atendimento nutricional.

A nutricionista sugeriu uma dieta de 1200 calorias, já que eu pretendia fazer exercícios físicos. Entretanto eu solicitei a de 900 calorias e cheguei a cogitar ate a de 600 para tentar atingir o melhor resultado possível. Combinamos então de começar com a de 900 e talvez nos últimos 2 dias fazer a de 600.

Fui instalada no apartamento 106. Confortáveis e inimistas, as acomodações do spa foram feitas para fazer com que o hospede se sinta acolhido. Cama king size, manta, edredon (sou friorenta e Macacos costuma esfriar durante a noite, então adorei!), guarda-chuvas e capas de chuva, frigobar abastecido com muita água, 2 armários, tv com canais por assinatura e internet sem fio completam o pacote. Gostei muito do projeto de iluminação do quarto, repleto de luzes indiretas, iluminação nos armários e abajur em forma de dado nos criados.

 

O banheiro é amplo e equipado com ducha ( relaxante!!!), secador de cabelos e amenities com perfume de erva doce, amei. Foi difícil me manter fora dessa delicia de quarto, mas como o objetivo era emagrecer e todos os ambientes do spa são lindos, consegui manter o foco.

 

Dei uma olhada na programação de atividades e decidi que faria as duas aulas diárias de hidroginástica. Não gosto de musculação, acho muito chato, então essa era a opção perfeita para me exercitar, sem contar as caminhadas na esteira e o percurso do próprio spa.

As 10:30 foi servida a colação, melão em cubos com hortelã salpicada, combinação bem interessante! Na colação o Robson (garçon TUDO DE BOM do spa, um poço de cultura, gente!) me ofereceu as duas opções de cardápio para o almoço: para entrada salada de folhas, legumes (alcaparras, cenoura, vagem), rabanete e broto de alfafa. Para o prato principal, duas opções: fetuccine ao ragu de filé mignon com lascas de grana padano ou frango ao molho roti com arroz 7 grãos. Optei pelo frango porque apesar de amar grana padano sei que é muito calórico então a porção seria menor. A sobremesa era surpresa! =)

Me troquei e fui para a hidro. Lá conheci uma hóspede de 60 anos mas que me deixou no chinelo tanto no preparo físico quanto no corpinho! Conversamos bastante e ela me deu dicas valiosas de saúde e estética. Que delicia é estar em um lugar lindo e ainda em boas cias!
Gente, eu penei nessa aula viu? Além da falta de preparo muscular e aeróbico, a falta de coordenação motora chegou aqui, parou e ficou! Rs Mas fui até o fim! Quando coloco uma coisa na cabeça eu faço e pronto!

Após a aula fiz uma sauninha básica e fui me preparar para o almoço.

 

As refeições são acompanhadas por água. A salada estava linda! Estranhei um pouco o sabor porque tinha agrião mas fui firme. O prato principal estava divino! A porção era pequena, mas o modo de preparo, a apresentação, o tempero, o sabor… Digno de qualquer restaurante 5 estrelas! Foi impossível controlar o pensamento gordinha de uma nova hospedagem somente para descanso, com uma dieta de 2000 calorias e porções enormes! Rs

Para a sobremesa tivemos bananas flambadas acompanhadas de caviar de laranja (finalizado no hidrogênio líquido a -198 graus Célcius – técnica da gastronomia ortomolecular), uva e tuile (biscoito francês na versão diet). Minha porção consistia em meia banana, uma uva, o caviar e o tuile. Fui para o quarto organizar minhas coisas e descansar um pouco pois havia trabalhado na noite de sábado e dormi pouquíssimo no domingo.

As 16h é servida a colação, que consistia em torradinhas com pasta de ricota e suco de melancia. Fiz outra aula de hidro, desta vez sozinha. Confesso que a vontade de não fazer era grande. Mesmo não tendo a famosa desculpa “falta de tempo” me surpreendi com enorme dificuldade de descer para academia. Isso reforça ainda mais a minha crença de que a grande dificuldade do processo de emagrecimento não é só a dieta ou o exercício físico em si, mas o nosso freio mental diante do novo. E se eu falhar? Pra que me exercitar se não terei resultados imediatos? Que vergonha dos colegas de academia verem o quanto eu preciso me esforçar para fazer exercícios com pesos mínimos e 15 minutinhos de esteira! (Detalhe: não tinha ninguém malhando comigo!). Tudo gira em torno da mente!

Fiz mais uma sauninha e me preparei para o jantar. Para entrada foi servido tomate recheado com ricota e pimentões, o prato principal foi camarões flambados com purê de abóbora e a sobremesa foi mousse de maracujá com gotas de café. Acho que vou repetir isso todas as refeições, mas é preciso: que culinária! Que sabor! Fechei a refeição com um café expresso e para a ceia foi servida uma pequena porção de suco de maracujá feito com leite.

 

Fui para o quarto refletir um pouco. Fiquei pensando no quanto nossa mente e nossa auto estima são responsáveis pelo ganho de peso. Muitas pessoas com excesso de peso relatam ter dificuldade de visualizar as reais dimensões do próprio corpo, se vendo ora extremamente gordo e ficando assim desanimado diante do longo caminho até o peso ideal, ora apenas com alguns quilinhos a mais e se sentindo a vontade para abusar nas refeições.

A dificuldade em vencer a inércia e se movimentar todos os dias, a persistência para fazer exercícios regularmente, a disciplina para escolher alimentos saudáveis, a sabedoria para regular as porções, tudo está intimamente ligado à percepção que o indivíduo tem de si.
O exercício desperta a consciência corporal, o que muitas vezes pode não ser confortável para alguns, pois aí você percebe suas limitações físicas e as reais proporções do seu corpo.

O emagrecimento vai muito além da simples perda de peso, ele demanda uma reprogramação profunda da mente para eliminar velhas crenças e medos e criar novos automatismos. O cérebro precisa aprender a buscar novas formas de prazer diferentes do ócio ou da comida. Essa nova programação pode levar mais tempo para alguns que para outros, tudo depende de quanto tempo se leva o antigo estilo de vida, de quantos quilos é necessário eliminar e de patologias associadas, como por exemplo problemas hormonais, compulsões ou questões emocionais a ser resolvidas.

Saldo do dia:
Dieta: 900 calorias
Atividades do primeiro dia: 2 aulas de hidroginástica com direito a muitos abdominais e duas sessões de sauna.

Bom, chega de reflexões por hoje. Sábado que vem tem mais!

Compartilhe:

Escrito por: Rose Quadros
Topo